Translate

domingo, 17 de agosto de 2014

O Livro da vida – A história de cada um!


O Livro da vida – A história de cada um!
 Se seu eu pudesse mudar algumas atitudes do passado, se eu pudesse corrigir alguns erros cometidos por ingenuidade, por insegurança, por medo...há! Se eu pudesse...

Sabe o que eu faria se realmente eu pudesse voltar no tempo e corrigir alguns erros?

Não faria exatamente nada!

Deixaria tudo como está e como foi, pois, foi por conta desses erros que me tornei a pessoa que sou hoje, experiente para viver os dias atuais e inexperientes para viver os dias futuros.

Ninguém é tão sábio na vida! Somos todos aprendizes dessa imensa escola.

Cada dia que vivemos é um aprendizado, cada passo que damos é um tropeço para o acerto, cada escolha feita nos leva a um lugar desconhecido com muitos desafios.

Viver é um desafio! A vida é um desconhecido que temos que conhecer a cada segundo, a cada hora e a cada dia que vivemos. Vamos aprendendo a caminhar, seguindo os nossos próprios passos, nossas próprias intuições.

É certo que esse desconhecido nos põe à prova diariamente, sem piedade e sem dó.

Quando nascemos não sabemos nada da vida, mas, a cada dia vivido vamos construindo nossa própria personalidade e, independente da criação que temos, somos distintos um dos outros, somos pessoas diferentes, com pensamentos não iguais, gostos desiguais.

Conforme os dias e os anos passam, vamos percebendo os defeitos que temos que acertar, vamos endireitando as linhas tortas, os contornos da nossa vida e, sempre tiramos uma lição com cada erro cometido e sempre aprendemos algo com os desenganos e os encontros e desencontros dessa vida.

Viver não é nada fácil, as dores existem, as cicatrizes estão ali igual tatuagem para nos fazer lembrar sempre daquela experiência de vida e, são nessas cicatrizes que nos baseamos quando temos que tomar uma decisão, como se fossem nosso alicerce!

Difícil também, é esquecer tudo aquilo que um dia foi vivido, sentido, falado e, não estou falando só do amor, da vida a dois, falo também da VIDA, de seus acontecimentos, do dia a dia, da rotina da vida diária.

A vida não é assim tão fácil como estamos acostumados a ler em frases de efeito. Eu não acredito em frases otimistas, eu prefiro a realidade, ela sim, anda do meu lado.

O que não podemos é nos acostumar com a situação, seja ela qual for! Se não está bom, ou tente melhorar ou então desista. E não pense que porque desistiu você é covarde. NUNCA! Você estará fazendo o melhor para sua vida e ponto final!

Decisão tomada erga a cabeça, siga em frente e não olhe para trás.

Só vale olhar para trás se for para ver um novo dia nascer, do contrário, esqueça tudo que ficou lá no seu passado, ou, se não der para esquecer (porque existem SIM, coisas e pessoas inesquecíveis), as guarde com carinho e quando sentir saudade é válido abrir o baú do tempo do teu coração e reviver algumas lembranças e até chorar para poder lavar a alma.

Todos nós temos nossas lembranças, cada um de nós tem o seu próprio passado, sua própria história para contar e é por esse motivo, que cada pessoa, cada ser humano pensa de uma forma diferente, tem uma opinião distinta sobre as coisas, sobre o futuro, sobre a vida e sobre VIVER.

Tudo passa! As dores passam, as feridas cicatrizam, as alegrias são passageiras, momentos felizes também, os amores vêm e vão...

O que fica para nós, são apenas as lembranças, as fotografias, as paisagens, o gosto de um beijo, o aperto de um abraço, o som de um sorriso e, é isso que faz com que nossa vida tenha sentido, pois, se temos lembranças é porque soubemos viver, tivemos um passado e com isto, construímos nossa história, mesmo que ainda haja páginas em branco a serem escritas...

A cada dia vivido é uma linha que escrevemos, um parágrafo ou apenas, uma letra, mas, as páginas devem ser preenchidas com as mais fantásticas histórias, com as mais tristes histórias de amor, com as mais belas histórias de amor, COM A NOSSA HISTÓRIA!

Nossa história é a mais linda de todas, afinal, é a nossa história.

Só quem a escreveu sabe da importância de cada linha, cada página.

Só quem a escreveu sabe a sensação de lembrar daqueles dias, da vontade que dá de reviver tudo novamente, de ouvir as músicas que marcaram aqueles momentos e aquela época.

Só quem escreveu sabe a vontade que dá de voltar naqueles lugares, retornar para aquela viagem, de viver tudo novamente.

Por isso, temos que ter sim nossa trilha sonora, nossos lugares preferidos para ir quando estamos solitários, cansados, tristes e até felizes.

Temos que ter aquele lugar preferido para fazer as comemorações das nossas vitórias.

Temos que VIVER para podermos preencher nosso livro e depois, amanhã, quando pegarmos para ler os capítulos, ficarmos orgulhosos de tudo que passamos, de todas as lágrimas derramadas e das vitórias conquistadas.

Rirmos das situações engraçadas, das noites com os amigos, da saudade dos amores da juventude e, saber que tudo aquilo foi bem vivido, bem aproveitado, mas, ficou no passado! Onde tem que estar!

O nosso livro da vida é o nosso maior bem, que deve ser guardado com carinho.

Saibamos que todas as páginas devem ser preenchidas, pois, elas possuem exatamente o número de páginas que cada um de nós deve escrever!

Se um dia você deixar de escrever nas páginas do seu livro, é porque desistiu de viver antes do tempo e então, você não deixará o seu legado completo!


Por Alexandra Collazo

3 comentários:

  1. Em cada ano, um capítulo de aprendizagens e sabedorias!
    Lindo e impecável crônica, talentosa escritora e amiga!
    Bjins literários

    ResponderExcluir
  2. Cada dia um novo dia querida amiga! Temos que ir vivendo, aprendendo e escrevendo nossa história. Obrigada!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. "e quando sentir saudade é válido abrir o baú do tempo do teu coração e reviver algumas lembranças e até chorar para poder lavar a alma." Profundo, cara escritora Alexandra. Mais uma vez chamou minha atenção. Do pouco que li dos seus escritos, percebo uma afinidade. Um abraço, RENATA SILVA

    ResponderExcluir