Translate

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A Caminho do Sol – A peça que me emocionou!



A Caminho do Sol – A peça que me emocionou!
Dedicada para o grupo de teatro da Igreja Bola de Neve

Foi em uma sexta-feira quando um amigo, ou melhor, meu melhor amigo me convidou para assistir a estreia de sua peça de teatro e claro, eu não poderia deixar de ir prestigiá-lo, afinal de contas, ele não é só meu melhor amigo, é meu confidente, meu irmão. Um cara que há mais de 15 anos está ao meu lado nos momentos bons e ruins.

Claro que eu, estava logo na primeira fila...

O nome da peça era A Caminho do Sol, que contava a trajetória de Moises, escolhido por Deus para levar seu povo Egípcio para Israel, a Terra prometida.

Eu não tenho religião, e sinceramente, eu não conhecia a história de Moises, mas, confesso que eu me emocionei do começo ao fim do espetáculo, e olha que era uma comédia dramática, mas, como sou mais dramática, tudo me emociona.

Logo no primeiro ato, eu me transformei em um mar de lágrimas assistindo, ali, bem na minha frente, uma guerra entre anjos e demônios.

Cena forte que arrepiou a todos que lá estavam, ou, pelos menos a todos que estavam ao meu lado. Eu só ouvia um “chororo” do meu lado, inclusive, o meu...

Os atores fenomenais, a face de cada um, a serenidade dos anjos “bons” e ódio dos anjos “maus”, a realidade era impressionante!

Meu amigo fez o anjo mau. Confesso que logo pensei: Ele está no lugar errado, pois, se tivessem olhado direito pro seu coração, ele estaria do outo lado, mas, eu sou amiga, não conta. Nessa hora é como se eu fosse uma mãe coruja!

O primeiro ato ficará para sempre cravado em meu coração, pois, a guerra entre o bem e o mau ainda esta muito longe de acabar, porém, de todas as lutas que eu tive na vida, sempre o bem e o amor ganharam! E olha que foram muitas lutas!

Outro ato que me emocionou muito, foi a cena da morte do filho do Faraó.

O ator me emocionou desde quando entrou em cena. Ele conseguiu captar a personalidade forte e arrogante do personagem de uma forma exemplar, desde os gestos, o tom de voz... Simplesmente espetacular!

Em uma das cenas do Faraó, o mesmo blasfema a Deus e depois quando está com seu filho desfalecido em seus braços, pedi perdão a Deus.

É sempre assim, só acreditamos na força de Deus quando passamos por provas!

Entre tantas outras cenas que me emocionaram muito, vou falar de mais uma que para mim foi a mais emocionante de todas, talvez (ou quase certeza) por eu ser poeta e os poetas amam as estrelas...

Nesta cena, estavam Moises, uma pequenina múmia (que em minha opinião deveria ser contratada pela Rede Globo para a novela das 19:00hrs), e um velhinho que foi o fiel escudeiro de Moises por exatos 40 anos, deitados contemplando as estrelas.

Então, de repente, esse “velhinho”  (me perdoem os atores, não me lembro do nome do personagem, pois, sou muito esquecida), começou a contar a história de algumas estrelas.

Começou, se não me engano, pela Cruzeiro do Sul, depois contou a história das três Marias e então, chegou na estrela mais brilhante do céu, porém, a mais solitária também!

E continuou dizendo que, essa estrela, a mais brilhante de todas, sempre está afastada das outras, pois, seu brilho é tanto que as demais estrelas não conseguem ficar perto dela e que por esse motivo, ela é a estrela solitária do céu!

Nessa hora, confesso que fui remetida para minha infância, quando eu ficava todas as noites com minha tia contando as estrelas do céu e ela, por sua vez, me contava a mesma história das mesmas estrelas contadas na peça! Emocionante!

Bom, analisando a história da estrela mais brilhante do céu e por sua vez a mais solitária, não foi isso que eu senti com os atores que protagonizaram essa peça. E quando eu digo protagonizaram a peça é porque eu não vi nenhum ator ser coadjuvante.

Cada um dos atores brilhou de uma forma tão radiante que o espaço se iluminava a cada segundo e, ao contrário da estrela solitária do céu, o brilho de cada um deles foi na mesma proporção e juntos, fizeram daquela peça, uma das melhores que eu já assiste.

Que esses atores possam seguir seu Caminho ao Sol e que seus brilhos continuem sem nunca se apagar. Sendo vocês atores profissionais ou não, foram um verdadeiro espetáculo!

E então, quando a peça terminou, me levantei e olhei bem na minha frente e lá estava meu amigo e aplaudi a todos com muito carinho e ainda por cima, sai de lá abençoada com uma linda oração de paz, feita pela múmia.

Um grande beijo a todos!

Por Alexandra Collazo.

03/02/2015

7 comentários:

  1. Amiga poetisa e escritora Alexandra Colazzo, muito linda sua crônica e verdadeiramente emocionante na sua interpretação e da forma de passa para nós na forma de uma crônica
    interessante sobre os atores. Parabéns um bjo do amigo escritor e poeta
    Newber Macieira 04/02/2015

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Newber Macieira Macieira, muito obrigada por ter lido. Agradeço o carinho que tem pelos meus textos e poemas. Um grande abraço!

      Alexandra Collazo.

      Excluir
  2. Que lindo!,não tenho palavras para agradece por tudo que disse,por sua presença!
    Eu faço parte do elenco,fui uma hebreia,conheço teu amigo ele é uma bom homem..não sou atriz profissional,nem esta em meu planos isto(mas se Deus quiser..)eu atuo porque amo,porque é uma das coisas que Deus me chamor para fazer :).
    Para vc enteder melhor o porque me muitas coisas deste espetáculo: cada um de nos passamos por muitas coisas dificesis,perda de familiar,crise financeiras e etc...tivemos que superar muitas coisas,e umas das coisas que nos ajudar a passar por tudo isto foi p amor,uniao de um com o outro do elenco e o amor ppr cada vida que estaria neste 4 dias de espetáculo!..pensar em vcs nos fazia ainda mais querer esta apresentado esta peça!,e as dificuldades era nada comparado a esta força de vontade...
    É vendo,lendo coisas assim como oque disse que nos faz dizer: valeu a pena tudo!,faria,passaria por tudo novamente!..me alegra,emociona muito ler tudo isto!.
    Não é porque sou do elenco,mas,cada um viveu realmento aquilo que esta atuando,estavamos buscando viver tudo aquilo que aquele povo a milhares de anos atraz viveu!,foi tudo muito verdadeiro ali...tuas palavras me faz ver o resultado de muitas coisas (a cada comentario,post,foto,publicacao em relação a peça me surpreende muito).
    em particular eu naquele palco vivi de fato minha personagem,me senti como uma ex escrava,com se estivesse no deserto,como se tivesse na realidade entrando na terra prometida,como disse houve muita verdade em tudo.
    Querida,amei sua publicação falando do que vuveu,do que achou,do foi o espetáculo para vc e etc....grata por poder ler tudo isto,me faz ver mais ainda o resultado de utrabalho arduo!
    Te achei uma ótima escritora,muito obrigada por tudo,ganhei a madruga rs com sua palavras,que Deus te abençoe sempre,sucesso para vc e teu site. Abraços linda

    ResponderExcluir
  3. desculpa pelo erros ortográficos,teclado de cel complica ...se quiser me add no face me chamo ,ta como Bianca dias,pode ser que tenha teu amigo la,no insta: bih_dias.
    Gostaria de fazer um post no insta,face em relação a teu site e ao que disse da peça...posso?!,se tiver insta,face me passa se quiser,e te marco neste post.
    Ahh rs o nome do personagem velhinho é Arão ator: fernando araujo,a mumia se chama munra,atriz,diretora e lider do ministerio de teatro,: francieli comunello,moises ator:alexandre paro....mais uma vez obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!

    Querida, eu que fiquei emocionada com suas palavras sobre a crônica. Muito obrigada! Só foi possível escrevê-la porque eu assisti com prazer a peça.

    Eu entendo muito bem o que é passar por dificuldades em meio aos nossos compromissos extras, seu bem como é, afinal, o que seria da vida sem as pedras no caminho para nos ensinar a continuar? Nada! Deus é maior e vocês conseguiram passar por tudo e venceram de verdade naquele espetáculo. Meus parabéns!

    Um grande beijo! Fique com Deus e que Ele te abençoe.

    Alexandra Collazo.

    ResponderExcluir
  5. Ola Alexandra, retirei um trecho da sua postagem para hoje publicar em meu blog. Faremos uma reapresentação na virada cultural... No sabado dia 20. Só posso agradecer por descrever de forma tão encantada e gentil cada detalhe que você viveu na noite de apresentação.

    Me alegro em saber que cada um pode brilhar sem definirmos quem eram os protagonistas.

    Bjo Grande

    Fernando Araujo
    @fernandoaraujoarte
    "velhinho"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Fernando! Me desculpe pela demora em respondê-lo. Meu blog não estava conectado com o gmail e eu não estava recebendo as atualizações do blog.

      Fique sempre à vontade para pegar trechos dessa crônica, fiz pra vocês.

      Infelizmente, eu não pude ir vê-los na reapresentação, minha vida é uma correria. Estou aguardando ansiosa pelo DVD.

      Assim que sair, irei comprá-lo.

      Parabéns novamente á todos!

      Beijos!

      Alexandra Collazo.

      Excluir